• (16) 3516-2700
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Seg - Sex 8:00 - 17:30

Blog

Semana do consumidor: 4 dicas para não cair em golpes online

Semana do consumidor: 4 dicas para não cair em golpes online

O mês de Março de 2021 vem sendo marcado por algumas situações inéditas no cotidiano do brasileiro. Em primeiro lugar, a pandemia do coronavírus ainda está muito presente, com diversas cidades do Brasil entrando na chamada "fase vermelha", em que serviços não essenciais não podem funcionar, incluindo diversos setores do comércio. Por outro lado, também estamos em meio à semana do consumidor (algumas lojas de varejo estendem este período para todo o mês de Março). Esses dois fatos levam a um terceiro fato inevitável: o crescimento da venda de produtos online.

Por isso, a Evolui Tecnologia traz 4 cuidados que o consumidor deve ter na hora da compra online. Desta forma, você poderá aproveitar as promoções que surgirão com mais segurança.

1. Atenção à procedência da loja virtual

O primeiro passo é buscar informações sobre a loja virtual. Tais informações podem ser vistas em sites como o Reclame Aqui, verificando principalmente a frequência e qualidade do atendimento às queixas de clientes. Outro local para ficar de olho são as redes sociais. Verifique a quantidade de seguidores que interagem de forma positiva com as publicações, bem como a frequência de interação da empresa com os mesmos.

2. Atenção também à genuinidade do site

Não é novidade que sites de grandes empresas especializadas em comércio virtual são "clonados", visando enganar os potenciais consumidores. Muitas vezes, os sites falsos são tão parecidos com os originais que o cliente só toma conhecimento do golpe quando já é tarde demais.

Link do botão de desconto recebido por email

Portanto, muito cuidado ao clicar em links de promoções recebidos por email, redes sociais ou por aplicativos de mensagens. Verifique, ao passar o mouse sobre o link ou botão, se o link que aparece no rodapé do navegador é de fato o endereço web da empresa.

Site verdadeiro e site falso
3. Desconfie de preços muito abaixo do mercado

Não existem milagres quando o assunto é precificação de produtos. Suponto uma TV que custe X reais em grandes sites de venda online. Empresas menores dificilmente poderão ofertar essa mesma TV por metade de X, ou qualquer outro valor muito atrativo. Isso ocorre porque grande varejistas tendem a comprar os produtos em grandes quantidades e a preços menores antes de revendê-los ao consumidor final.

Essa estratégia de atrair os clientes através de preços muito abaixo do mercado não é nova, e infelizmente ainda é eficaz para os golpistas. Sempre desconfie quando receber este tipo de promoção.

Site verdadeiro e site falso
4. Descontos "imperdíveis" em algumas formas de pagamento

Fique sempre atento às formas de pagamento oferecidas. Geralmente, os golpistas dão preferência a transferências bancárias (ou agora em PIX), por se tratarem de formas mais difíceis de se obter o dinheiro de volta. Eles atraem os consumidores para este modo de pagamento através de descontos muito abaixo do valor. O principal é que, apesar das boas ofertas, se tenha discernimento para escolher bem o site e não deixar a pressa interferir.

formas de pagamento
Caí em um golpe. O que fazer?

Caso o consumidor caia em um golpe, é recomendável buscar os serviços da Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). Também existem medidas judiciais que podem ser tomadas, em que um advogado é acionado para auxiliar na solução do problema. Acesse também consumidor.gov.br, um serviço público que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet.

Até a próxima!