Os preços de alimentos voltaram a subir de forma significativa após acomodação no trimestre anterior, informa o Relatório de Inflação, divulgado pelo Banco Central do Brasil. O aumento foi disseminado por diversos produtos, como carnes, ovos e leite, indispensáveis para as famílias brasileiras.
Assim, tornou-se mais do que necessário o controle rigoroso das finanças da família. Considerando que, de acordo com uma pesquisa feita pelo SPC Brasil e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 58% dos entrevistados nunca ou apenas às vezes dedicam tempo ao controle financeiro, um app que te auxilia no controle financeiro é muito bem-vindo.
A Evolui trouxe 5 apps financeiros para te auxiliar no controle financeiro. Confira:
1- Mobills (Android / iOS / Web)
O Mobills é um dos app mais baixados e bem avaliados, com funcionalidades que poderão te ajudar e muito.
Como ele, você poderá gerenciar suas despesas e receitas utilizandogeolocalização, te ajudando a entender aonde mais gasta: se é perto de casa, do trabalho ou outro local.O app utiliza sincronização dos dados na nuvem, podendo ser acessado em todas as plataformas disponíveis (Android, iOS e Web).Também é possível adicionar contas, despesas, cartões, empréstimos e outras, e também exportar relatórios.
2- Spendee (Android / iOS / Web)
Com visual bonito e com design prático, o Spendee se destaca pela maneira prática e fácil de visualizar as informações.
O app traz a possibilidade de adicionar contas bancárias e rastrear os gastos, ideal para quem prefere inserir as informações sem que ele haja comunicação com os dados bancários.
Além disso, hé possível classificar transações em filtros, como “recorrentes”, o que auxilia a entender qual é a maior fonte dos seus gastos e, assim, motiva-lo a economizar a curto, médio e longo prazo.
3- Wallet (Android / iOS / Web)
O nome é bem sugestivo: "carteira" em inglês. O Wallet traz como uma de suas maiores vantagens a possibilidade de compartilhar as informações da conta com outras pessoas, sendo portanto o ideal para casais, famílias ou amigos que dividem as despesas ou receitas.
As informações dispostas na forma de gráficos permitem compreender o que se passa com as finanças sem a necessidade de percorrer extratos e recibos, que desmotivam o usuário.
Além disso, você poderá tirar fotos de seus recibos e armazená-las no app, o que é bom para não perder nenhuma movimentação e evitar acúmulos desnecessários de papel.
4- Guiabolso (Android / iOS)
O destaque do Guiabolso é a integração com cartões de crédito e contas bancárias, de modo que as finanças podem ser administradas de forma centralizada.
Outro destaque do app é o chamado "índice financeiro": uma forma de comparação com outras pessoas de mesmo perfil, que te ajudará a ter um parâmetro da média de despesas de de outros usuários.
Além disso, também é possível contratar empréstimos e comparar taxas no próprio aplicativo, ideal para quem está passando por um momento financeiro mais delicado.
5- Google Keep (Android / iOS / Web)
O Google não poderia ficar de fora dessa lista. Ele aparece aqui com o Google Keep, aplicativo que não é exatamente da área de finanças mas que também pode ser utilizado para essa finalidade, pois é muito prático de usar.
Simples e prático: com ele, você pode criar "notas" e colocar todas as despesas do mês nelas, dispostas na forma de caixas de seleção. Depois, basta somar os valores para saber quanto realmente gastou.
Outra alternativa é a de criar notas com a data de vencimento de suas contas e programar um alerta com antecedência. Assim, você não se esquecerá dos seus compromissos financeiros.